Nossa História


 O Instituto Municipal de Educação – IME inaugurado  em 17 de junho de 1989, e reinaugurado no início do ano letivo de 1996,  já com o nome do Professor José Arapiraca, por indicação da Câmara Municipal e aprovada por unanimidade e assumida pela prefeita Lídice da Mata. Uma homenagem ao educador e autor de livros como a Escola de Produção Comunitária, diretor da Faculdade de Educação entre novembro de 1992 e março de 94 alem de pesquisador da área de educação.

O IMEJA – Instituto Municipal de Educação Professor José Arapiraca foi reinaugurado com o objetivo de ser exemplo de uma Escola de Corpo e Alma  onde a qualidade do ensino esteja refletida no tratamento dado aos alunos, no currículo escolar e em cada elemento físico de sua infra estrutura, alem  de bonita, alegre, de qualidade, participativa, acolhedora de pais, alunos, professores, funcionários e de quem mais em escola vida acreditar complementou na ocasião a prefeita Lídice da Mata. Com o objetivo de qualificar o ensino, estimulando o aluno a encontrar na escola motivos para permanecer nela. Ainda, nessa perspectiva passou  por nova reinauguração em julho de 2009 quando foi construída uma nova quadra poliesportiva coberta e o Núcleo Psicopedagógico Professora Magda Guimarães por iniciativa desta educadora que vive dentro dessa instituição enormes desafios aos reclames da comunidade e para atender o processo de Inclusão escolar em implantação por força da Lei Federal nº. 7853/89, conforme descrito no Regimento Escolar e na justificativa acima.


VISÃO
Ser um centro de Excelência Mundial com baixo índice de evasão e repetência e com resultado que qualifique nossos educandos, tornando-os críticos, conscientes e aptos a exercerem plenamente sua cidadania e competirem igualitariamente nas situações de ensino superior e ou no mundo do trabalho.

MISSÃO
Garantir um ensino de qualidade para que os educandos possam adquirir autonomia cognitiva, ser crítico e participativo, capaz de agir na transformação para uma sociedade mais justa. Realizaremos nossa missão de forma eficaz, segura e responsável respeitando nossos educadores, educandos, pais, colaboradores e o interesse da comunidade.

VALORES
INOVAÇÃO – Buscamos e incentivamos formas apropriadas para resolução de problemas e soluções inovadoras que possibilitem em resultados para os nossos mediados através do clima organizacional do IMEJA.
PARTICIPAÇÂO – Trabalhamos com grupos operativos com ações compartilhadas onde cada um contribui com o significado de sua participação.
EXCELÊNCIA _ Valorizamos a nossa equipe de trabalho com funcionamento de qualidade em tudo aquilo que fazemos e pelo modo que fazemos.
IGUALDADE – Oferecemos oportunidades iguais para todos os envolvidos no processo educativo.
TRANSPARÊNCIA – Adotamos uma comunicação clara e precisa, vocabulários e conceitos adequados para haver Intencionalidade/reciprocidade, significado e transcendência no processo ensino/ aprendizagem.





Nenhum comentário: